"Quem vem lá? A senhora da encruzilhada a andar, seu poder está além de criar e errar. Ela é a luz da lua que nos guia na escuridão, o manto da noite é o seu coração. Hécate é seu nome, não pronuncie em vão!" - Magus Phoenix

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Ostara

     Celebrado dia 21 de Setembro no hemisfério sul e 21 de Março no hemisfério norte ocorre no Equinócio de Primavera, os dias passam a ser mais longos do que as noites, a época que a vida se renova. É uma data de equilíbrio e reflexão, é o momento em que a Terra está pronta pra ser plantada, e também, o momento em que o Deus e a Deusa se apaixonam.


     É quando a semente da vida é semeada no ventre da Deusa Donzela, e o Deus está indo em sua jornada no mundo das trevas e reconquistá-lo, para que posteriormente a luz volte a reinar.
Essa celebração homenageia a Deusa Oster, senhora da fertilidade e da aurora, cujo o símbolo é o coelho, foi ai a origem da páscoa. Há o costume muito antigo de colocar ovos pintados no altar que representam fertilidade e renovação. Os pedidos neste dia devem ser voltados à fertilidade.

Na Roda do Ano, o Ostara é a época em que a Deusa, como donzela, conhece seu consorte, o Deus Cornífero, e eles apaixonam-se. É entre o Ostara e o Beltane que ela engravida, e eles namoram por este período. Por isso o Ostara marca uma época de flores, temperatura agradável e de cores.



Incensos: Jasmim, violeta, morango, rosa;
Cores: Dourado, verde, amarelo, branco, cores claras e animadas;
Ervas: Cinco folhas, narciso, jasmim, íris, rosa, morango, violeta, madressilva, bálsamo, lilás, limão, lavanda, verbena, cravo, tulipa, manjerona, lírio, margarida;
Comidas: Sementes, como girassol, abóbora, gergelim assim como castanhas de pinheiro, brotos, verduras folhosas e verdes. Pratos com flores, como nastúrcios recheados ou bolinhos de cravo, comidas com ovos, por exemplo, omolocum, ovos mexidos;
Deuses: O Ostara coincide com os festivais paralelos de culto à Ísis e Osíris, Cibele e Attis, e do retorno de Perséfone para sua mãe, Deméter. Deusas como Gaia, Lilith, Oxum, Tiamat são cultuadas também. Todas as deusas donzelas podem ser cultuadas, bem como deuses corníferos;
Pedras: Água marinha, olho de tigre, pirita, hematita, jaspe vermelho, quartzo em geral, ágata, citrino e ametista.



Atividades de Ostara

Ovos de Ostara:


     É possível encontrar em bazares, principalmente no Ostara do hemisfério Norte, ovos em plástico para preenchermos de ervas. Caso você não goste da ideia, ou, não os encontre, então a forma tradicional é utilizando cascas de ovos de galinha. Geralmente, como cozinhamos alguns bolos e alimentos deste tipo, você pode utilizar as cascas dos mesmo para confeccionar seus ovos. Fure apenas um pequeno pedacinho em uma das extremidades, limpe-os, e depois preencha com ervas relacionadas ao Ostara. Para pintá-los, há uma relação de cores e de coisas que você pode querer trazer para sua vida com a confecção deles.

Verde: prosperidade, sorte, fertilidade e esperança.
Vermelho ou cor-de-rosa: amor, união, paixão
Roxo: crescimento e desenvolvimento espiritual e pessoal
Amarelo: sucesso, fortuna, riqueza
Azul: paz, serenidade, intuição, poder psíquico
Laranja: poder, energia

Caso queira preenchê-los com ervas e cristais específicas relacionados à cor:

Ovo verde: louro, canela e um citrino ou quartzo verde
Ovo vermelho ou cor-de-rosa: damiana, pétalas de rosa, violeta e um quartzo rosa
Ovo roxo: papoula, sândalo, manjerona e uma ametista
Ovo amarelo: lavanda, pimenta, bálsamo e um quartzo
Ovo azul: camomila, jasmim, margarida e um lápis lázuli ou água marinha
Ovo laranja: canela, laranja, cravo e um olho de tigre

     Para celar o ovo, utilize cera de vela (lógico que com cores relacionadas aos desejos que você quer trazer). Após algum tempo em seu altar, depois do festival, você pode enterrá-los, ou retirar as ervas e pedras e então enterrar apenas a casca. Use-as, também, como adubo.

Ritual de Ostara: 

Você vai precisar de:

Caldeirão com água;
Flores do campo (preferencialmente colhidas no dia);
9 velas amarelas;
1 Taça com água;
1 Ovo de Ostara.

Coloque o Caldeirão com a água no meio do altar. Circunde-o com as nove velas amarelas.
Trace o círculo mágico e então diga:

Abençoada seja a Primavera que chegou. Agora as flores mostram toda a sua vida através das cores; A estação da Esperança e da alegria chegou. Que a Deusa e o Deus abençoem a Terra com equilíbrio e renovação.

Acenda as velas ao redor do caldeirão, dizendo:

Eu acendo estas velas em homenagem à Rainha da Primavera para que a luz do Sol possa trazer alegria e vida.

Coloque algumas flores dentro do seu caldeirão com água e lave as suas mãos mentalizando os seus desejos e fazendo seus pedidos.

Depois pegue o Ovo de Ostara e refaça seus pedidos. Diga:

Abençoada seja ti, Deusa fertilizadora, que abençoa a Terra com a tua bondade através da tua união com o Deus fertilizador. Que este Ovo represente a semente do meu desejo.

Eleve a taça e diga:

Abençoada seja a Primavera que regressou. Que a Roda da Vida sempre gire. Que assim seja e que assim se faça!

Beba um gole da água e faça uma libação (ato de oferecer o vinho em honra aos Deuses).
Cante e dance em homenagem aos Deuses.

Destrace o círculo.


É isso pessoal, espero que tenham gostado!
Até mais, Magus Phoenix

Nenhum comentário:

Postar um comentário