"Quem vem lá? A senhora da encruzilhada a andar, seu poder está além de criar e errar. Ela é a luz da lua que nos guia na escuridão, o manto da noite é o seu coração. Hécate é seu nome, não pronuncie em vão!" - Magus Phoenix

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Beltane

     É celebrado por volta do dia 31 de Outubro no hemisfério sul e 01 de Maio no hemisfério norte. Beltane, que pode ser traduzido literalmente como "Fogo Brilhante" é a celebração máxima do fogo.

      O Beltane é o mais alegre de todos os Sabbaths. Esta festa celebrada no meio da Primavera coloca fim na metade escura do ano, e da início a época da luz. É quando abrimos nosso coração para a comunidade, e nossas vidas voltam-se para a mesma. O mundo já pertence ao Deus Sol, e a metade luz do ano tem início. É também o Sabbath da fertilidade, em que se celebra o casamento dos Deuses. É quando as fogueiras de novembro são acesas, e os postes levantados. É uma festa alegre, em que as mulheres usam coroas de flores e dançam ao redor das fogueiras. Pode também unir diversas ervas típicas do Beltane, enrolá-las em um pequeno bastão, trançá-las com as fitas coloridas, e então queimá-las como incenso.



     Devem ser feitos poções, feitiços e magias para fertilidade, início de planos e projetos, sexualidade, amor e felicidade. Caso esteja solteiro, peça que os Deuses tragam seu consorte.

Ervas: Amêndoas, baunilha, manjerona, angélica, freixo, rosa, margarida, olíbano, hera, ervas relacionadas ao amor e fertilidade;
Comidas: Alimentos que contenham leite, baunilha, canela, bolos de especiarias, mel, cidras e sucos naturais de frutas, vinho. As frutas podem ser desde a banana, morango, pêssego, maracujá, abacaxi, todas as que estiverem em sua estação podem ser aproveitadas nos sucos, nos bolos, biscoitos e etc;
Pedras: Quartzo rosa, quartzo verde, cristal, esmeralda, coral, turmalina, rubi, pedras do amor e da fertilidade;
Cores: Verde, vermelho, rosa.




Atividades de Beltane


Mastro de Beltane:


Representa a união sexual entre a Deusa e o Deus e é excelente para celebrar Beltane com muita alegria. Você pode fazer este ritual de duas formas: com diversas pessoas numa área aberta e um mastro em tamanho real, como na Europa Antiga, ou sozinho com uma miniatura do mastro.
Para a primeira opção serão necessários:
  • 1 tronco fino de árvore  de aproximadamente 2m de altura;
  • fitas multicoloridas de aproximadamente 10cm de largura na mesma quantidade de pessoas participantes da cerimônia;
  • Prego e martelo;
  • 1 elástico;
  • 1 coroa de flores.
Primeiro pregue as fitas em uma das extremidades do tronco. Fixe a coroa de flores nesta extremidade e a posicione de modo que cubra os pregos usados nas fitas. Prenda as fitas com elástico para elas não se entrelaçarem. O ritual começa com as mulheres cavando o buraco onde o tronco será erguido.
Enquanto isto, os homens dão três voltas ao redor do círculo mágico, no sentido horário. Todos cantam:
Beltane, Beltane, Beltane que chegou.
É o Sabbath da fertilidade e do amor.
Ao final da terceira volta o mastro é erguido e fixado no buraco. Começa então o entrelaçamento das fitas, enquanto o cântico continua. Neste momento é importante mentalizar as boas energias, as alegrias, o amor e a saúde. Ao final do entrelaçamento o mastro é retirado do buraco. Todos seguram o mastro, dando várias voltas juntos pelo Círculo, continuando a cantar.
O mastro então é levado até a fogueira e colocado sobre as chamas. A festa continua ao redor da Belfire e todos continuam cantando cânticos sagrados e dançando.
Para a segunda opção, sozinho, será necessário:
  • 1 graveto;
  • pequenas fitas de cetim coloridas
  • pequenas flores para o topo
  • 1 Caldeirão
O procedimento é basicamente o mesmo. Primeiro faça o círculo mágico. Prenda as flores no topo do graveto e comece a entrelaçar as fitas de cetim mentalizando as energias positivas, a alegria e o amor. Após isto, coloque o graveto no Caldeirão e deixe-o queimar.

Ritual de Beltane:


Você vai precisar de:

  • 1 guirlanda com folhagens e flores;
  • 8 velas verdes
  • Cálice do Altar com vinho;
  • Athame;
  • Caldeirão;
  • frutas de todas as cores;
  • Pacote de Beltane;
  • Álcool de cereiais.
Coloque o Cálice no meio do Altar e coloque as oito velas verdes formando um círculo ao redor dele. Enfeite seu altar com frutas, de forma que ele fique bem colorido e alegre. Trace o Círculo Mágico e diga:
Hoje chamamos a Deusa e o Deus para que fecundem toda a Terra e que os campos, gados, homens e mulheres sejam férteis.
Ao acender cada uma das velas diga:
Com este Fogo sagrado o Inverno se afasta e o Verão se aproxima.
Eleve a guirlanda, dizendo:
Este é o Círculo sagrado do renascimento, o símbolo da união que traz alegria à Terra.
Coloque-a sobre o altar, de forma que o cálice fique no seu centro. Coloque álcool no caldeirão e acenda-o enquanto diz:
Neste Caldeirão, brilha a chama de Bel,
O Fogo da Primavera que chama o Verão.
Assim a Roda do Ano gira mais uma vez.
Este é o Fogo de Beltane.
Que ele traga alegria e paz.
Coloque o seu Pacote de Beltane no fogo do Caldeirão, dizendo:
Com estas nove madeiras sagradas, eu chamo o Verão para trazer felicidade à Terra e riqueza ao mundo.
Pule o caldeirão, pedindo pela purificação e fazendo um pedido. Segure seu cálice com a mão esquerda e o athame com a mão direita. Eleve-os, dizendo:
Mãe e Pai eternamente representados aqui pelo Cálice e pelo Athame,
Eu uno o masculino e o feminino para que a Terra seja fertilizada.
Que a união da Deusa com o Deus possa sustentar a Terra.
Mergulhe o athame no cálice com vinho. Beba um pouco e faça uma libação (ato de oferecer o vinho em honra aos Deuses) em homenagem aos Deuses. Coma uma fruta e faça seus pedidos mentalmente.
Dance e cante em honra à Deusa e ao Deus.
Desfaça o Círculo.

É isso pessoal, espero que vocês tenham gostado,
Até mais, Magus Phoenix

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Os Elementos: Terra

     A Terra é a realidade física. Simbolicamente, representa ao mesmo tempo o ventre e a cova. A Terra é o elemento que gera a vida e depois a pede de volta. Em termos de magia, ela é vista como o resultado final, um lugar onde os outros elementos podem manifestar fisicamente sua natureza. A Terra é a nossa base de operações, na qual exibimos o produto final de nossa imaginação. A Terra é o altar do mago, um lugar para criar mudança de acordo com a vontade.



Tabela de Correspondência da Terra:

Valores: responsabilidade, perseverança, experiência, autoridade;
Cores: amarelo, marrom, avermelhado (russo);
Símbolos: quadrado, cornucópia, fuso, foice, sal;
Ferramentas: escudo, pentáculo, mangual, chifre;
Elemental: Gnomos;
Plantas: alfafa, algodão, aveia, patchouli, trigo;
Pedras: ágata de musgo, jaspe, malaquita, peridoto, turmalina;
Lugares: cavernas, florestas, campos, jardins, desfiladeiros;
Zodíaco: Capricórnio, Touro e Virgem;
Arcanjo: Auriel;
Tempo: meia noite, Inverno;
Direção: Norte;
Processo: responsável, prático, organizado, estável, pés no chão;

Magia da Terra

Encantamento de amor da Hera:

     Use este encantamento para ganhar as afeições da pessoa desejada se ela não corresponder aos seus sentimentos de amor.
Em um pote de barro, plante uma muda recém cortada de Hera (que representa amor constante e fluido, sempre crescendo). Faça uma trança de duas tiras de fita vermelha e verde. Amarre a trança ao redor do pote e faça um laço grande. Coloque o pote com a planta em uma janela pra que receba a luz do sol durante o dia e o luar a noite.
Sempre ao regar a planta, entoe estes versos:

Como a hera cresce
E ao meu verdadeiro amor mostra
Serei dele/dela o deleite
Dia e noite

     Cuide da planta com cuidado, pois, a medida que ela for crescendo, você ganhará o amor da pessoa desejada.

Incensos e fragrâncias da Terra:

Madressilva (dinheiro, proteção)
Use óleo de madressilva para atrair dinheiro. Misture o óleo com um pouco de verbena para proteção. Queime incenso de madressilva na noite de lua cheia para atrair dinheiro.
Magnólia (fidelidade)
Use óleo de magnólia para manter fiel a pessoa amada. Queime incenso de magnólia no quarto para garantir o relacionamento fiel. Faça uma poção de magnólia e dê para o amado que você deseja fidelidade.
Patchouli (dinheiro, sensualidade)
Use óleo de patchouli para incitar paixão na pessoa amada ou desejada.
Verbena (proteção, purificação, juventude)
Misture os óleos de verbena e patchouli e use-os como véu de proteção máxima. Misture verbena com sálvia para limpar sua casa de influências negativas. Uma gota de óleo de verbena dentro do seu travesseiro fará com que você se sinta sempre jovem.
Vetiver (amor, sorte, dinheiro)
Use uma gota de vetiver para atrair amor e dinheiro. As cartomantes costumam esfregar óleo de vetiver nas mãos antes de jogar as cartas.

É isso pessoal, espero que tenham gostado, na próxima daremos continuidade ao Sabbaths e falaremos de Beltane.

Até mais, Magus Phoenix

Ostara

     Celebrado dia 21 de Setembro no hemisfério sul e 21 de Março no hemisfério norte ocorre no Equinócio de Primavera, os dias passam a ser mais longos do que as noites, a época que a vida se renova. É uma data de equilíbrio e reflexão, é o momento em que a Terra está pronta pra ser plantada, e também, o momento em que o Deus e a Deusa se apaixonam.


     É quando a semente da vida é semeada no ventre da Deusa Donzela, e o Deus está indo em sua jornada no mundo das trevas e reconquistá-lo, para que posteriormente a luz volte a reinar.
Essa celebração homenageia a Deusa Oster, senhora da fertilidade e da aurora, cujo o símbolo é o coelho, foi ai a origem da páscoa. Há o costume muito antigo de colocar ovos pintados no altar que representam fertilidade e renovação. Os pedidos neste dia devem ser voltados à fertilidade.

Na Roda do Ano, o Ostara é a época em que a Deusa, como donzela, conhece seu consorte, o Deus Cornífero, e eles apaixonam-se. É entre o Ostara e o Beltane que ela engravida, e eles namoram por este período. Por isso o Ostara marca uma época de flores, temperatura agradável e de cores.



Incensos: Jasmim, violeta, morango, rosa;
Cores: Dourado, verde, amarelo, branco, cores claras e animadas;
Ervas: Cinco folhas, narciso, jasmim, íris, rosa, morango, violeta, madressilva, bálsamo, lilás, limão, lavanda, verbena, cravo, tulipa, manjerona, lírio, margarida;
Comidas: Sementes, como girassol, abóbora, gergelim assim como castanhas de pinheiro, brotos, verduras folhosas e verdes. Pratos com flores, como nastúrcios recheados ou bolinhos de cravo, comidas com ovos, por exemplo, omolocum, ovos mexidos;
Deuses: O Ostara coincide com os festivais paralelos de culto à Ísis e Osíris, Cibele e Attis, e do retorno de Perséfone para sua mãe, Deméter. Deusas como Gaia, Lilith, Oxum, Tiamat são cultuadas também. Todas as deusas donzelas podem ser cultuadas, bem como deuses corníferos;
Pedras: Água marinha, olho de tigre, pirita, hematita, jaspe vermelho, quartzo em geral, ágata, citrino e ametista.



Atividades de Ostara

Ovos de Ostara:


     É possível encontrar em bazares, principalmente no Ostara do hemisfério Norte, ovos em plástico para preenchermos de ervas. Caso você não goste da ideia, ou, não os encontre, então a forma tradicional é utilizando cascas de ovos de galinha. Geralmente, como cozinhamos alguns bolos e alimentos deste tipo, você pode utilizar as cascas dos mesmo para confeccionar seus ovos. Fure apenas um pequeno pedacinho em uma das extremidades, limpe-os, e depois preencha com ervas relacionadas ao Ostara. Para pintá-los, há uma relação de cores e de coisas que você pode querer trazer para sua vida com a confecção deles.

Verde: prosperidade, sorte, fertilidade e esperança.
Vermelho ou cor-de-rosa: amor, união, paixão
Roxo: crescimento e desenvolvimento espiritual e pessoal
Amarelo: sucesso, fortuna, riqueza
Azul: paz, serenidade, intuição, poder psíquico
Laranja: poder, energia

Caso queira preenchê-los com ervas e cristais específicas relacionados à cor:

Ovo verde: louro, canela e um citrino ou quartzo verde
Ovo vermelho ou cor-de-rosa: damiana, pétalas de rosa, violeta e um quartzo rosa
Ovo roxo: papoula, sândalo, manjerona e uma ametista
Ovo amarelo: lavanda, pimenta, bálsamo e um quartzo
Ovo azul: camomila, jasmim, margarida e um lápis lázuli ou água marinha
Ovo laranja: canela, laranja, cravo e um olho de tigre

     Para celar o ovo, utilize cera de vela (lógico que com cores relacionadas aos desejos que você quer trazer). Após algum tempo em seu altar, depois do festival, você pode enterrá-los, ou retirar as ervas e pedras e então enterrar apenas a casca. Use-as, também, como adubo.

Ritual de Ostara: 

Você vai precisar de:

Caldeirão com água;
Flores do campo (preferencialmente colhidas no dia);
9 velas amarelas;
1 Taça com água;
1 Ovo de Ostara.

Coloque o Caldeirão com a água no meio do altar. Circunde-o com as nove velas amarelas.
Trace o círculo mágico e então diga:

Abençoada seja a Primavera que chegou. Agora as flores mostram toda a sua vida através das cores; A estação da Esperança e da alegria chegou. Que a Deusa e o Deus abençoem a Terra com equilíbrio e renovação.

Acenda as velas ao redor do caldeirão, dizendo:

Eu acendo estas velas em homenagem à Rainha da Primavera para que a luz do Sol possa trazer alegria e vida.

Coloque algumas flores dentro do seu caldeirão com água e lave as suas mãos mentalizando os seus desejos e fazendo seus pedidos.

Depois pegue o Ovo de Ostara e refaça seus pedidos. Diga:

Abençoada seja ti, Deusa fertilizadora, que abençoa a Terra com a tua bondade através da tua união com o Deus fertilizador. Que este Ovo represente a semente do meu desejo.

Eleve a taça e diga:

Abençoada seja a Primavera que regressou. Que a Roda da Vida sempre gire. Que assim seja e que assim se faça!

Beba um gole da água e faça uma libação (ato de oferecer o vinho em honra aos Deuses).
Cante e dance em homenagem aos Deuses.

Destrace o círculo.


É isso pessoal, espero que tenham gostado!
Até mais, Magus Phoenix

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Os Elementos: Fogo

Na prática da magia , o elemento fogo está relacionado ao Sul, o reino de energia e poder. O potencial desse elemento se expressa pelo das chamas, pelas paixões ardentes ou disciplinas que exijam trabalho árduo.





O elemento fogo promove transformação e purificação. O fogo é o poder gerador do sol, que dá a vida. Do fogo, recebemos inspiração e poder pessoal. É a força que motiva e dirige todos os organismos vivos. Ele representa a força de vontade pessoal e a força que inicia a criação.

Tabela de correspondência do Fogo

Valores: energia, transformações, força, poder, coragem.
Cores: vermelho, vermelho-alaranjado (como as chamas), âmbar.
Símbolos: triângulos, relâmpago, chamas.
Elemental: salamandras
Ferramentas: espada, adaga, panela de fogo, machado de duas cabeças
Plantas: manjericão, sangue de dragão, gengibre, laranja, tabaco
Pedras: rubi, granada, diamantes, hematita (heliotrópio), sílex, pedra do sol.
Lugares: vulcões, fornos, lareiras, desertos
Zodíaco: áries, leão, sagitário
Arcanjo: Miguel
Tempo: verão, meio dia
Direção: Sul
Processos: paixão, raiva, impetuosidade, progressividade, valor.

Magia do Fogo

Magia na Lareira

Ingredientes:
1 quadrado de papel vermelho
1 pedaço de fita de papel amarelo para cada participante do encantamemto
1 pequeno frasco de óleo de heliotrópio
1 pote de manjericão

Esse simples encantamento é usado para tornar um desejo realidade e funciona melhor se for feito na véspera do Ano Novo. Também é um ótimo meio de terminar uma noite romântica ou uma reunião de amigos.

Acenda a lareira. Escreva o seu desejo no quadrado de papel vermelho. No centro do quadrado, coloque uma gota de óleo de heliotrópio e uma pitada de manjericão. Dobre um papel, fazendo um pacotinho, e prenda-o com a fita amarela.
Olhe para o fogo. Visualize o que quer. Formule o desejo em voz alta e jogue o papel no fogo. Enquanto as chamas consomem o pacotinho, entoe:

Fogo ardente, brilho incandescente
Torne meu desejo realidade esta noite.

Encantamento da amizade

Esse encantamento é feito para criar uma amizade ou fortalecer uma já existente. Use uma vela vermelha para representar você mesmo e uma rosa para representar o amigo.
Na noite da lua cheia, escreva seu nome na vela vermelha e o nome do amigo na vela rosa. Coloque-as de frente  uma para a outra sobre uma mesa, separada uns 30cm.
Acenda as velas, entoando os seguintes versos:

Como trepida e aumenta a chama da vela
Assim nossa amizade florescerá e crescerá

Mentalmente, veja a si próprio e seu amigo juntos, partilhando momentos agradáveis e se divertindo. Quando a visão começar a esvanecer, apague as velas. Repita o encantamento todas as noites até a próxima lua cheia. Dessa vez, deixe a vela queimar por completo.

Incensos e fragâncias do fogo:

Pimenta da Jamaica (dinheiro, sorte) 
Use óleo de pimenta da jamaica para aumentar a sorte, principalmente em jogos. O incenso de pimenta da jamaica atrai dinheiro. Coloque uma pimenta da jamaica em sua carteira para atrair dinheiro.
Manjericão (amor, riqueza, proteção)
Coloque manjericão na comida ou salpique ao redor da casa para atrair amor. Leve um pouco em uma bolsinha para atrair dinheiro e riqueza. Faça uma guirlanda de manjericão amarrada com fita vermelha e preta para proteção.
Artemísia (amor, atração, sexualidade, clarividência, proteção, prosperidade, adivinhação)
Coloque artemísia em um saquinho preto para proteção. Queime artemísia para proteger de ataques psíquicos e limpar o campo energético. O chá de artemísia traz poder psíquico, clarividência, sonhos proféticos e habilidade para viagens astrais. Não deve ser ingerido por grávidas.
Cravo (força, cura)
Use óleo de cravo para ganhar força física. Adicione-o à resina de franco incenso e queime, para proporcionar cura.
Franco Incenso (espiritualidade)
Queime óleo de franco incenso para consagrar os lugares de rituais. Esfregue este óleo em velas que serão usadas no altar.
Galangal (dinheiro, sensualidade, proteção, poder psíquico)
Espalhe galangal em pó pelo chão para atrair boa sorte e dinheiro. Carregue consigo pedaços de galangal para atrair dinheiro. Ele pode ser queimado como incenso para aumentar os poderes psíquicos e espalhados embaixo da cama para despertar a sensualidade.
Heliotrópio (desejos, dinheiro, cura)
Use heliotrópio para atrair dinheiro. Queime incenso de heliotrópio para atrair dinheiro e realizar desejos.
Laranja (adivinhação, amor, sorte, prosperidade)
Misture casca de laranja seca, pétalas de rosa e botões de lavanda para fazer um sachê de atrair amor. Passe na testa óleo de laranja antes de qualquer arte de adivinhação. Misture laranja e pimenta da jamaica e use para boa sorte.
Alecrim (amor, sensualidade, cura, proteção)
Queime alecrim e lavanda para proteção e cura. Coloque um ramo de alecrim debaixo do travesseiro da pessoa amada pra ela sonhar como você. Esfregue óleo de alecrim em velas verdes em feitiços de cura e amor.


É isso pessoal, espero que tenham gostado
Na próxima vamos falar de Ostara, Até mais Magus Phoenix

sábado, 11 de julho de 2015

Imbolc

     Celebrado dia 2 de fevereiro no hemisfério norte e 2 de Agosto no hemisfério sul, este Sabbath originou-se na Irlanda, nas comemorações da Deusa Brighid, homenageada como a noiva do Sol. Apesar de estarem no auge do Inverno, este festival era dedicado ao aumento da luz e ao despertar das sementes enterradas na terra congelada. Na Roda do Ano, Imbolc é o oposto de Lughnasadh e festeja a Deusa como Donzela.




     Imbolc ocorre seis semanas após Yule, simbolizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e sua transformação em donzela jovem cheia de vigor. Brighid era uma Deusa Tríplice, regente da inspiração (arte, criatividade, poesia, profecia), da cura (ervas, medicina, cura espiritual e fertilidade) e da metalurgia (ferreiros, ourives e artesãos).
     Por ser uma Deusa do fogo, era homenageada com fogueiras, rodas solares, coroas de velas e rituais que despertavam ou ativavam o fogo criador.



     Na maioria das tradições Wicca, nesta data, são feitas as iniciações dos novos adeptos e as confirmações das sacerdotisas. Por Brighid ser uma deusa da cura padroeira das fontes sagradas, ela era invocada nos rituais de purificação e cura, sendo reverenciada nas fontes a ela consagradas.


     Imbolc é uma data propícia para despertar a criatividade e abrir-se para inspiração por meio da poesia, canções, narrativas, desenhos, cerâmica ou dança.
Incensos: mirra, jasmim, íris, lótus, canela, violeta, baunilha;
Pedras: ametista, granada, rubi, turquesa, jaspe vermelho;
Cores: vermelho, amarelo, lilás, verde claro, branco, laranja;
Ervas: camomila, lavanda, louro, manjericão, angelica, mirra, canela, violeta, framboesa, dente de leão. Flores amarelas, brancas ou laranjas;
Comidas: laticínios, comidas apimentadas e que possuem molhos;
Deuses: Deusas do fogo e que possuem face Donzela afloradas como Brighid, Atena (Minerva), Héstia, Aradia, Vesta, Diana, Cerridwen, Vênus, Bast. Deuses jovens ou com a face Deus Cornífero afloradas como, Cernunnos, Eros, Pan, Herne, Osíris.



Atividades de Imbolc

Boneca de Brighid:



    Pode ser feita de palha, espiga de milho ou pano. Após confeccionada, a boneca é colocada numa cama ao lado de um bastão durante Imbolc, simbolizando a união entre a Deusa e o Deus.

Itens necessários para confecção da Brideog:


1 boneca de palha ou pano (preferencialmente feita por você);
1 roupa branca para a boneca;
1 cestinha de vime;
Palha de milho;
1 pequeno bastão de madeira nas cores preta e branca.


Vista a roupa na boneca e cubra a cesta com a palha de milho. Acenda duas velas brancas ao lado da cama enquanto diz:

Abençoada seja Brighid, abençoada seja a Grande Mãe!

Coloque a boneca na cama e continue dizendo:

Brighid chegou. Seja bem-vinda à sua cama. Abençoada seja a Virgem. Abençoada seja a Mãe.

Coloque o bastão na cama, junto com a boneca:

Este é o Bastão Sagrado, o símbolo do Deus. Que a união da Deusa e do Deus traga luz e fertilidade à Terra.

Eleve a cesta enquanto fala:

Brighid chegou, seja bem-vinda. Seja bem-vinda, Brighid! Seja bem-vinda, seja bem-vinda!

Apague as velas. No dia seguinte coloque a boneca, sem as roupas, pendurada na sua porta e deixe lá até o próximo Imbolc. Isto trará proteção, prosperidade e fertilidade para sua casa.

Cruz de Brighid:


     A tradição mais conhecida nesta época é a de fabricar a cruz de Brighid na véspera de Imbolc representando a roda solar. Essas cruzes eram feitas com folhas de milho, ou as ervas disponíveis em cada região. Confere proteção contra os maus espíritos quando colocada por cima da passagem mais utilizada da casa. 

Roda de Velas:



A confecção da Roda de Velas que coroa uma jovem, representando a Deusa Virgem. A coroa também representa a Roda do Ano.

Também pode-se utilizar a roda no altar.


Itens necessários:

8 castiçais;
4 velas vermelhas;
4 velas laranjas;
Cola;
Folhas de alumínio;
Lápis;
Folhagens verdes;

Papelão.

     Trace uma circunferência no papelão do tamanho que você deseja sua Roda de Velas. Marque com o lápis a posição das oito velas e então cole os castiçais nas posições. Após a secagem, forre o papelão com o alumínio e enfeite com as folhagens. Após isto coloque as oito velas, sempre intercalando as cores.
     Coloque a roda sobre seu altar e acenda durante a noite de Imbolc, invocando a Deusa em sua face Donzela.

Ritual de Imbolc:




Você vai precisar de:
1 Roda de Velas;
1 Cálice com vinho;
1 Vassoura Mágica;

1 Buquê com flores;

     Coloque a Roda de Velas no centro do altar. Trace o círculo mágico. Após delimitar o espaço sagrado varra o seu círculo cantando:

Vou banindo pela Terra e Ar. Vou banindo pelo Fogo e mar. Vou banindo, vou banindo para purificar. Vou banindo, vou banindo para exterminar. Espiral, espiral, espiral; Sugue o que há de ruim, leve todo o mal

Enquanto canta, mentalize toda a negatividade e azar sendo banidos da sua vida. Varra e cante até achar que é necessário. Quando terminar, faça a seguinte invocação:

Brighid dos mantos e do fogo na lareira,
Brighid do cabelo entrelaçado,
Amiga das mulheres,
Mulher sábia,
Filha de Danu.
Inflame suas chamas em nossas mentes e corações,
Faça-nos suas harpa, sua forja, para que possamos curar, inspirar e transformar.

Guie todos os caminhos através de mim.

Acenda as velas da Roda e, a cada vela acesa, mentalize um desejo. Quando todas as velas estiverem acesas, diga:

Com estas luzes eu abro caminho para que a Primavera chegue com toda a sua fertilidade. A partir de agora a força do Sol cresce e que sua luz possa fertilizar a Terra. Que assim seja e que assim se faça!

Ande com o buquê de flores ao redor do círculo, fazendo os seus pedidos. Coloque-o sobre o altar enquanto diz:

Eu ofereço estas flores à Donzela
Homenageio o Espírito da Natureza, pedindo-lhe que o solo se torne novamente fértil e que as sementes possam germinar.

Pegue a taça de vinho, eleve-a aos céus, dizendo:

Eu homenageio a Donzela e a luz crescente do Sol.

Beba um pouco do vinho e faça uma libação (ato de oferecer o vinho em honra aos Deuses). Cante e dance em homenagem aos Deuses. Agradeça aos Deuses.

Destrace o círculo mágico.



É isso pessoal, espero que tenham gostado.
Na próxima vamos dar continuidade aos elementos e falaremos do fogo.
Até mais, Magus Phoenix

sábado, 4 de julho de 2015

Os Elementos: Ar

     O ar é o reino sútil entre os planos físico e espiritual. Ele nos fornece inspiração, iluminação e habilidade para comunicar nossas idéias aos outros. Representa novos começos, o processo do pensamento e a criatividade. O ar nos ajuda a focar e a dirigir energia para a meta desejada: é a nossa capacidade de pensar e raciocinar.


Magia do Ar

Amarrar o vento:

1 fio de cordão azul
1 bússola

     O chamado do vento é um processo antigo, originalmente usado quando este era vital para os navegantes. Dizia-se que as Bruxas canalizavam o poder do vento em um cordão amarrado e o vendia aos viajantes. Quando o primeiro nó era desatado, surgia uma brisa, segundo nó provocava um vento forte, e o terceiro, um vendaval.

     As bruxas e os bruxos modernos usam o encantamento do nó para inspiração e criatividade. Para canalizar o poder do vento vá até a colina mais alta que encontrar. Fique de frente para o leste (use a bússola). Respire fundo várias vezes, para se purificar. Segure o cordão acima da cabeça. Quando o vento começar a soprar, faço o primeiro nó, dizendo:

Eu amarro o vento
O vento do desejo
Eu amarro o vento
O vento que inspira

     Repita a conjuração acima, fazendo o segundo e o terceiro nó. Espere alguns momentos para sentir o poder purificador do vento. Peça ao vento que lhe liberte de todos os pensamentos e vibrações negativos. Pegue o cordão e coloque-o sobre sua escrivaninha ou outro espaço de trabalho. Sempre que sentir necessidade de inspiração, desate o primeiro nó e diga:

Eu liberto o vento
O vento do desejo
Eu liberto o vento 
Para que inspire minha mente

Correspondência do ar:

Valores: inspiração, iluminação, alerta, percepção;
Cores: azul, cinza, branco, prata;
Símbolos: círculo, sino, pássaro, flauta, carrilhões, nuvens;
Elemental: Silfos
Ferramentas: varinha, vara, cajado;
Plantas: amêndoa, giesta, cravo, lavanda, pinho;
Pedras: ametista, safira, citrina, azurita;
Lugares: céu, topos de montanhas, copas das árvores, costas íngremes, aviões;
Zodíaco: Aquário, Gêmeos e Libra;
Tempo: Primavera, madrugada;
Arcanjo: Rafael;
Direção: Leste;
Processo: pensar, ler, falar, rezar, cantar.

Incensos e Fragrâncias do Ar:

Anis Estrela (poderes psíquicos, sorte)
Queime ou use as sementes do anis estrela para aumentar o poder psíquico. Em um dia com bastante vento, espalhe as sementes para trazer sorte.
Âmbar Cinzento (amor, desejo)
Âmbar cinzento atrai o amor. Misture com uma pequena quantidade de baunilha e queime na noite da lua cheia para aumentar a paixão.
Benjoim (purificação, prosperidade)
Queime benjoim para limpar um aposento das vibrações indesejadas. Misture-o com um franco-incenso e queime na lua nova para clarear a confusão e aumentar os poderes psíquicos.
Lavanda (amor, proteção)
Use óleo de lavanda para suavizar a mente e o corpo e trazer visões de amor. Misture lavanda com sálvia e queime na lua minguante para purificar e proteger a casa
Pinho (cura, dinheiro)
Queime pinho para clarear o ar e ajudar nos problemas respiratórios. Misture-o com eucalipto e queime para melhorar a vida e trazer dinheiro.
Sálvia (sabedoria, proteção)
Use óleo de sálvia para clarear confusão. Coloque folhas de sálvia sob um capacho para proteger a casa contra negatividade. Queime sálvia na lua minguante para proteção e também para clarear confusão.
Erva-Doce (purificação espiritual)
Queime erva-doce para invocar os espíritos. Misture-a com lavanda e queime para proteger a casa de espíritos indesejáveis.

É isso pessoal, espero que tenham gostado, na próxima vamos continuar com os Sabbaths e vamos falar sobre Imbolc

Até mais, Magus Phoenix



Yule

     É celebrado no solstício de inverno, mais ou menos 21 de Junho no hemisfério sul e 21 de Dezembro no hemisfério norte, foi a primeira festa sazonal comemorada pelas tribos neolíticas do norte da Europa, e é até hoje considerado o início da Roda do Ano por muitas tradições pagãs.




     É quando a Deusa dá a luz ao seu novo filho, o Deus renovado e forte ainda bebê. É importante notar que no hemisfério norte o Yule é parecido com o feriado cristão: o nascimento do Deus menino, filho de um Deus maior, aquele que trará a esperança à Terra.

     O pinheiro, o azevinho e tantas outras árvores tão utilizadas no Natal são árvores cujas as folhas perenes e sempre verdes, e por isso simbolizam a continuação da vida. Os sinos são os símbolos femininos da fertilidade, e anunciam os espíritos que possam estar presentes.



Cores: Vermelho, verde, dourado e branco;
Ervas: Louro, camomila, alecrim, sálvia, zimbo, cedro, pinhas, cravo da índia, noz moscada, canela, gengibre, azevinho, visgo, junípero, hera, valeriana, mirra, rosas vermelhas, folhas de pinheiro;
Comidas e Bebidas: Carne de porco, castanhas, frutas como a maçã e pêras, bolos de castanhas embebidos de cidra, chás de gengibre ou hibisco, vinho, pão de mel, bolachas, massas do tipo integrais, queijo e peixe, essa época pede muita fartura como pedido de prosperidade, cerveja, torta de maçã, cidra, bolos de fruta e de nozes;
Deuses: Deuses anciãos, deuses da sabedoria, magia, da vidência, Deusas relacionadas com a Lua Nova e os Deuses relacionados com o Sol;
Pedras: Olho de tigre, cristal transparente, rubi, esmeralda, granada, diamante, jaspe.


Atividades de Yule

Tora de Yule:

     A tora de Yule simboliza o renascimento do Deus Sol e, também, invoca a presença da Deusa pra proteger sua casa de espíritos, energias e entidades malignas pois no solstício o véu entre os mundos fica mais fino e permite que qualquer espírito e entidade caminhem entre os homens.
     A tora é comumente feita de carvalho, mas como não é um item fácil de se conseguir, qualquer tronco de árvore serve.
     Decore o tronco com fitas verdes e vermelhas e velas verdes e vermelhas também, o verde é para simbolizar o Deus e o vermelho para simbolizar a Deusa.
     Após decorada, a tora de Yule deve ser colocada em um local de destaque na casa e a proteção da Deusa deve ser invocada. Mesmo após a passagem de Yule a tora deve ser mantida no local. Na próxima ocorrência de Yule esta Tora deve ser queimada na fogueira e uma nova tora deve ser confeccionada.

Árvore de Yule:




    Existe uma grande diferença entre essa árvore e a árvore natalina. Enquanto na natalina nós adicionamos produtos comprados, pisca pisca e figuras do Papai Noel, na árvore de Yule nós fazemos as decorações manualmente como bolas que representem a Lua, o Sol e outros planetas, figuras do Deus e da Deusa e, no topo da árvore, um pentagrama no lugar da estrela. No lugar dos presentes comprados pra nós mesmos e nossa família, nós colocamos presentes aos deuses e ancestrais, enquanto você oferece abrigo a eles em sua casa, eles lhe oferecem proteção. Na noite de Yule, quando o Deus está renascendo, celebre com alegria, músicas, danças e histórias de baixo de sua árvore.

Ritual de Yule:



     
Para esse ritual de Yule você vai precisar de:
  • 1 vela dourada;
  • 1 vela branca;
  • 1 vela verde;
  • 1 vela vermelha;
  • folhas de louro;
  • 1 sino;
  • 1 caldeirão;
  • taça com vinho.
Coloque a vela dourada dentro do caldeirão, a vela verde do lado esquerdo do altar, a vela vermelha do lado direito e a vela branca no centro.
Trace o círculo:
Hoje invoco os poderes do Espíritos da Luz. Uno minha força mágica à energia da Criança da Promessa para que o Sol renasça.
Acenda a vela vermelha e diga:
Com esta vela eu honro todos os espíritos do Fogo.
Acenda a vela verde e diga:
Com esta vela eu honro todos os espíritos da Natureza.
Acenda a vela branca e diga:
Com esta vela eu celebro o Espírito do Inverno.
Acenda a vela dourada e diga:
Com esta vela, que se encontra na escuridão do ventre da Deusa, eu honro a Criança da Promessa que nasce agora e traz o retorno da luz.
Eleve seus braços aos céus e diga:
Pelo chifre e pela luz celebro e dou boas-vindas à Criança da Promessa, ao Sol renascido que nasce entre os vales, rios e montanhas. Seja bem-vinda, Criança Divina.
Pegue as folhas de louro e macere-as em suas mãos fazendo um pedido à Deusa e ao Deus Sol. Coloque-as no Caldeirão junto com a vela. Toque o sino por três vezes e diga:
Abençoados sejam a Deusa e o Deus que giram mais uma vez a Roda da Vida. Dou as boas-vindas a Yule e celebro o movimento eterno da Natureza. Que a luz do Deus brilhe e que todos sejam por ela.
Eleve a taça de vinho e diga:
Eu bebo este vinho em homenagem à Deusa e à Criança do Sol.
Beba o vinho e faça uma libação (ato de oferecer o vinho em honra aos Deuses).
Cante a dance em homenagem aos Deuses.
Destrace o círculo.
É isso pessoal, na próxima vamos falar sobre o elemento ar
Até mais, Magus Phoenix