"Quem vem lá? A senhora da encruzilhada a andar, seu poder está além de criar e errar. Ela é a luz da lua que nos guia na escuridão, o manto da noite é o seu coração. Hécate é seu nome, não pronuncie em vão!" - Magus Phoenix

sábado, 4 de julho de 2015

Yule

     É celebrado no solstício de inverno, mais ou menos 21 de Junho no hemisfério sul e 21 de Dezembro no hemisfério norte, foi a primeira festa sazonal comemorada pelas tribos neolíticas do norte da Europa, e é até hoje considerado o início da Roda do Ano por muitas tradições pagãs.




     É quando a Deusa dá a luz ao seu novo filho, o Deus renovado e forte ainda bebê. É importante notar que no hemisfério norte o Yule é parecido com o feriado cristão: o nascimento do Deus menino, filho de um Deus maior, aquele que trará a esperança à Terra.

     O pinheiro, o azevinho e tantas outras árvores tão utilizadas no Natal são árvores cujas as folhas perenes e sempre verdes, e por isso simbolizam a continuação da vida. Os sinos são os símbolos femininos da fertilidade, e anunciam os espíritos que possam estar presentes.



Cores: Vermelho, verde, dourado e branco;
Ervas: Louro, camomila, alecrim, sálvia, zimbo, cedro, pinhas, cravo da índia, noz moscada, canela, gengibre, azevinho, visgo, junípero, hera, valeriana, mirra, rosas vermelhas, folhas de pinheiro;
Comidas e Bebidas: Carne de porco, castanhas, frutas como a maçã e pêras, bolos de castanhas embebidos de cidra, chás de gengibre ou hibisco, vinho, pão de mel, bolachas, massas do tipo integrais, queijo e peixe, essa época pede muita fartura como pedido de prosperidade, cerveja, torta de maçã, cidra, bolos de fruta e de nozes;
Deuses: Deuses anciãos, deuses da sabedoria, magia, da vidência, Deusas relacionadas com a Lua Nova e os Deuses relacionados com o Sol;
Pedras: Olho de tigre, cristal transparente, rubi, esmeralda, granada, diamante, jaspe.


Atividades de Yule

Tora de Yule:

     A tora de Yule simboliza o renascimento do Deus Sol e, também, invoca a presença da Deusa pra proteger sua casa de espíritos, energias e entidades malignas pois no solstício o véu entre os mundos fica mais fino e permite que qualquer espírito e entidade caminhem entre os homens.
     A tora é comumente feita de carvalho, mas como não é um item fácil de se conseguir, qualquer tronco de árvore serve.
     Decore o tronco com fitas verdes e vermelhas e velas verdes e vermelhas também, o verde é para simbolizar o Deus e o vermelho para simbolizar a Deusa.
     Após decorada, a tora de Yule deve ser colocada em um local de destaque na casa e a proteção da Deusa deve ser invocada. Mesmo após a passagem de Yule a tora deve ser mantida no local. Na próxima ocorrência de Yule esta Tora deve ser queimada na fogueira e uma nova tora deve ser confeccionada.

Árvore de Yule:




    Existe uma grande diferença entre essa árvore e a árvore natalina. Enquanto na natalina nós adicionamos produtos comprados, pisca pisca e figuras do Papai Noel, na árvore de Yule nós fazemos as decorações manualmente como bolas que representem a Lua, o Sol e outros planetas, figuras do Deus e da Deusa e, no topo da árvore, um pentagrama no lugar da estrela. No lugar dos presentes comprados pra nós mesmos e nossa família, nós colocamos presentes aos deuses e ancestrais, enquanto você oferece abrigo a eles em sua casa, eles lhe oferecem proteção. Na noite de Yule, quando o Deus está renascendo, celebre com alegria, músicas, danças e histórias de baixo de sua árvore.

Ritual de Yule:



     
Para esse ritual de Yule você vai precisar de:
  • 1 vela dourada;
  • 1 vela branca;
  • 1 vela verde;
  • 1 vela vermelha;
  • folhas de louro;
  • 1 sino;
  • 1 caldeirão;
  • taça com vinho.
Coloque a vela dourada dentro do caldeirão, a vela verde do lado esquerdo do altar, a vela vermelha do lado direito e a vela branca no centro.
Trace o círculo:
Hoje invoco os poderes do Espíritos da Luz. Uno minha força mágica à energia da Criança da Promessa para que o Sol renasça.
Acenda a vela vermelha e diga:
Com esta vela eu honro todos os espíritos do Fogo.
Acenda a vela verde e diga:
Com esta vela eu honro todos os espíritos da Natureza.
Acenda a vela branca e diga:
Com esta vela eu celebro o Espírito do Inverno.
Acenda a vela dourada e diga:
Com esta vela, que se encontra na escuridão do ventre da Deusa, eu honro a Criança da Promessa que nasce agora e traz o retorno da luz.
Eleve seus braços aos céus e diga:
Pelo chifre e pela luz celebro e dou boas-vindas à Criança da Promessa, ao Sol renascido que nasce entre os vales, rios e montanhas. Seja bem-vinda, Criança Divina.
Pegue as folhas de louro e macere-as em suas mãos fazendo um pedido à Deusa e ao Deus Sol. Coloque-as no Caldeirão junto com a vela. Toque o sino por três vezes e diga:
Abençoados sejam a Deusa e o Deus que giram mais uma vez a Roda da Vida. Dou as boas-vindas a Yule e celebro o movimento eterno da Natureza. Que a luz do Deus brilhe e que todos sejam por ela.
Eleve a taça de vinho e diga:
Eu bebo este vinho em homenagem à Deusa e à Criança do Sol.
Beba o vinho e faça uma libação (ato de oferecer o vinho em honra aos Deuses).
Cante a dance em homenagem aos Deuses.
Destrace o círculo.
É isso pessoal, na próxima vamos falar sobre o elemento ar
Até mais, Magus Phoenix

Nenhum comentário:

Postar um comentário