É muitas vezes referida como Witchcraft ( Bruxaria) ou the Craft por seus seguidores, que são conhecidos como Wiccanos ou Bruxos. Suas origens contestadas residem na Inglaterra no início do Século XX mas foi popularizada nos anos 50 por Gerald Gardner, que na época chamava a religião de "culto às bruxas" e "bruxaria" e seus seguidores "a Wicca". A partir dos anos 60 seu nome foi normalizado para "Wicca".
A Wicca é uma religião politeísta, de culto basicamente dualista, que crê tradicionalmente na Mãe Tríplice e no Deus Cornífero, ou religião matriarcal de adoração a deusa mãe. Estas duas deidades são muitas vezes vistas como faces de uma divindade panteísta maior, ou que se manifestam como várias divindades politeístas, a Wicca envolve também a prática ritual da magia.
Gerald Gardner (1884 - 1964)
Gerald Brosseau Gardner foi um funcionário público britânico, antropólogo armador, escritor, ocultista e bruxo tradicionalista que publicou alguns dos textos de referência sobre a Wicca, a religião da Bruxaria Pagã.
Gardner afirmava ter sido iniciado na Wicca em 1939 numa tradição de bruxaria religiosa que ele acreditava ser uma continuação do Paganismo Europeu. Doreen Valiente a alta sacerdotisa do coven liderado por Gerald mais tarde indentificou aquela que iniciou Gardner como sendo Dorothy Clutterbuck uma inglesa rica que foi nomeada por Gerald como um dos principais membros do Coven New Forest no livro A Witche's Bible, escrito por Janet e Stewart Farrar em 2002.
O que se sabe é que ele fez a Bruxaria Wicca (principal caminho Neo-Pagão da atualidade) ser reconhecida como uma legítima religião, e tendo feito apenas algumas atualizações e adaptações na "Antiga Religião" ao mundo moderno para isto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário