Este festival serve para que agradecemos tudo o que estamos começando a colher em nossas vidas. O poder fértil do Deus semeou e fertilizou a terra, e agora o agradecemos por suas energias de crescimento. O dia é associado a Lugh, Deus Celta do Sol, ele é o maior dos guerreiros, que derrotou os gigantes, que exigiam sacrifícios humanos do povo.
A tradição diz que devem ser feitos bonecos com espigas de milho ou com trigo representando os deuses, que nesse festival são chamados Senhor e Senhora do Milho, os bonecos devem ser guardados no seu altar até o próximo Lammas, para serem queimados no caldeirão, para nos lembrar de que devemos nos livrar de tudo que é antigo e desgastado para que possamos colher uma nova vida.
O nome Lammas significa "Massa de Lugh". Deve-se ao costume de se colher os primeiros grãos e fazer um pão que era dividido entre todos. O primeiro gole de vinho e o primeiro pedaço de pão devem ser jogados dentro do caldeirão, para serem queimados junto com "cartas" de agradecimento e grãos de cereais. O altar deve ser enfeitado com sementes, ramos de trigo, espigas de milho, maçãs, uvas, amoras e frutas da época.
Incensos típicos do Lammas: acácia, carvalho, olíbano, hortelã, sândalo, rosa, maçã.
Pedras típicas do Lammas: citrino, aventurina, peridoto, esmeralda.
Cores típicas do Lammas: laranja, amarelo, verde-escuro, dourado e marrom.
Ervas típicas do Lammas: flores de acácia, aloé, talo de milho, olíbano, girassol, trigo, abrunho, urze, aveia, nozes, hortelã, calêndula, carvalho, aloe vera.
Comidas típicas do Lammas: pães, bolos, massas, carnes, tortas, cidras, sucos, cerveja, vinho. amora, maçã, uva, pera, todas as frutas da estação.
Deuses típicos do Lammas: a Deusa com sua face Mãe, Deméter (Ceres), Bridget, Gaia, Ártemis (Diana), Danu, o Deus com sua face Green Man, Dionísio (Baco), Pan, Dagda, Apolo (Febo), Lugh, Hélio, Rá.
Os feitiços tradicionais do Lammas, são os feitiços de proteção, ele deve ser voltado as plantas, jardins, campos, para o amor e a família.
Alguns feitiços para o Lammas:
Proteção pessoal
Faça um círculo com velas verdes. Dentro do círculo coloque uma concha, grãos de sua preferência e algum objeto seu. Se tiver algum Deus ou Deusa que você cultue mais, invoque-o e peça ajuda de suas forças. O que está dentro do círculo irá gerar bastante energia. Deixe as velas queimarem até o final. Jogue os restos no lixo. Coloque a concha no seu quarto perto da cama, o objeto deve ser usado uma vez por semana e os grãos enterre.
* A magia deve ser renovada a cada estação do ano.
Proteção da Casa
Faça uma limpeza energética em casa. Em seguida, acenda um incenso de mirra e uma vela verde. Ao lado do incenso e da vela, acenda seu caldeirão e queime folhas de cardo santo ou alecrim. Enquanto queima, invoque a Deusa (Héstia, Gaia e deusas com a face mãe, pelo amor de Deus não invoque a face negra pois o feitiço terá efeito reverso). Peça proteção para sua casa, peça que expulse más energias e espíritos ruins, e que não deixe entrar inveja.
Bolsinha de Ervas para Proteção
É necessário: uma vela preta, uma pedra pequena de cemitério, uma bolsinha de pano preto cheia com uma pitada de cada uma dessas ervas:
- Verbena
- Absinto
- Tomilho
- Casca de Carvalho
- Serragem
"Poder da erva, poder da madeira,
Poder da pedra, poder do bem,
Poder da terra, poder da árvore,
Livrai-nos agora de todo mal."
Quando terminar, faça um buraco pequeno no chão, coloque a bolsinha nele e cubra-a com terra. Coloque a vela sobre o local onde você enterrou a bolsinha. Acenda a vela e repita os versos mais nove vezes. Apague a vela. Deixe a bolsa lá por três dias. Volte ao lugar e recolha-a. Carregue-a com você para proteção ou entregue a alguém que precisa, renove o feitiço na próxima estação.
É isso pessoal, até mais, Magus Phoenix!
Nenhum comentário:
Postar um comentário